"Eu creio para compreender"

Santo Anselmo

Pastorais

Pastoral do Batismo

Batismo: sinal de compromisso com Jesus. Para batizar é preciso crer, para crer é necessário conhecer. Na medida em que conheço e acredito, estou crendo na minha salvação e na do meu filho. Com o Batismo, passo a ser templo: "Você não sabe que é templo de Deus e que o Espírito Santo habita em você? Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá; pois o templo de Deus é santo e, esse templo é você. ( Cor. 3,16).
Batismo é o sacramento instituído por Jesus Cristo, não foi inventado pela Igreja. Veja o que diz Jesus: "Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês. Eis que eu estarei com vocês todos os dias". (Mt. 28,19).

Ministério da Sagrada Eucaristia

Ministério é serviço evangelizador, organizado, aprovado pela Igreja, a partir das necessidades da comunidade. Tem como missão evangelizar:

• Anunciar o Reino de Deus;

• Testemunhar através da conversão;

• Serviço - engajamento na comunidade;

• Comunhão - integração, aproximação;

• Liturgia - celebração - Eucaristia, ação de graças gratuita de Deus.

Ser ministro é colaborar para que a comunhão aconteça. Com serviço e com amor, servem o altar nas santas celebrações e levam Jesus Eucarístico e a Palavra aos irmãos doentes e impossibilitados de ir é Igreja. Ministros são pessoas que se dispõem a servir a comunidade, em ajuda ao sacerdote, são antes convidados a exercerem este ministério e com generosidade são devidamente preparados. Devem ser cristãos dignos da confiança da comunidade e capazes de exercerem com dignidade e dedicação este serviço. é necessário crescer na fé, na esperança e no amor ao Ministério da Eucaristia e dar testemunho de uma vida autenticamente cristã. Trabalham para que a comunidade cresça na união e fraternidade, em solidariedade e serviço mútuo, sabendo que a comunhão do Pão da Eucaristia visa a comunhão dos membros da comunidade. Distribuem ao seus irmãos o Corpo do Senhor e dedicam o máximo cuidado e reverência é administração da Eucaristia. Devem ajudar a edificar a Igreja que se alimenta com o Pão do Céu, a Sagrada Eucaristia. Os ministros devem se alimentar diariamente da Palavra, assim como todos os cristãos, serem amigos e seguidores de Jesus, adorarem o Senhor com todo seu coração e sua alma. Servir com alegria. Não são dignos de tão sublime tarefa, mas os tornam dignos por causa do sacramento. Devem ser acima de tudo íntimos do Senhor, sofrendo com Ele, vivendo e agindo com o coração manso e humilde, sem esperar nada de recompensa aqui nesta terra, mas com a mente e o coração voltados para a cruz e com a certeza da vida eterna, vendo no irmão que sofre, o próprio Senhor que nos deu já a garantia da vitória. Jesus Sacramentado, nosso Deus amado!

Pastoral Familiar e Ecc

Pastoral é a atuação da Igreja na direção e em favor da pessoa humana; então a Pastoral Familiar, é atuação da Igreja em favor do homem, quando considerada sua qualidade de membro de uma família. A missão da pastoral familiar é cuidar da integridade da família, para

que ela exista, e ajudá-la a louvar e servir o Senhor, cumprindo o que Deus e a Igreja desejam dela. Cinco motivos fortes para a existência da pastoral familiar e o ECC:

1 - A família precisa de amparo;

2 - A família faz parte da mística divina;

3 - A família é anseio humano;

4 - A família é objeto de firme exortação pontifica;

5 - O pastoreio da família reafirma a Igreja na sociedade.

A pastoral familiar é uma pastoral de estruturação relativamente recente, começando a tomar consistência a partir do Concílio Vaticano II. Na Paróquia São Miguel Arcanjo, ela foi implantada em de 2006 e é coordenada pelo grupo do ECC, temos hoje três frentes de trabalho.

• Pró-matrimônio - encontro de namorados, curso de noivos, etc;

• Pós-matrimônio - encontro das famílias, etc;

• E estamos dando passos para trabalhar e acompanhar os de Casos especiais - Casais de segunda união, etc.

Congregação Mariana

Congregação Mariana é uma associação pública de fiéis leigos, livremente unidos para viverem e crescerem na vida cristã de acordo com o livro da Regra da Vida dos congregados e em sintonia com a Autoridade Eclesiástica. E é Mariana porque seus membros a ela se vinculam por um compromisso público: a Congregação é Nossa Senhora. A Congregação Mariana propões a seus membros a busca da santidade pessoal através do crescimento da vida cristã, através de uma ardentíssima devoção é Virgem Maria e, por essa devoção ser bons cristãos e santificar-se. Seu trabalho apostólico deve ser plenamente inserido na pastoral da Igrejas locais e de acordo com as orientações de seus Pastores (padres), visando, sobretudo é evangelização e santificação dos homens e a formação cristã de suas consciências, de modo a procurar permear de espírito evangélico os vários meios sociais e ambientes; o 3º domingo do mês de maio é o dia Nacional das Congregações Marianas.

Catequese

Ide e anunciai a Boa Nova de meu Pai!"...Foi o que disse Jesus a seus apóstolos e é o que a catequese se dedica a fazer, de forma a plantar e cultivar a palavra de Deus e assim preparar verdadeiros Cristãos. Santo António de Pádua com sua sabedoria fez a seguinte analogia: "Assim como o ser humano sobrevive alimentando-se do pão material, o Cristão vive do pão do céu, que é a palavra de Deus"; e embasada nesse conceito a CATEQUESE procura desde cedo despertar nas crianças e jovens o que é o fundamental é se alimentar da palavra do Pai Eterno, da Eucaristia, alimento este que sustenta nossa alma e nos aproxima de Deus.