"Deus que faz as cruzes faz também os ombros. Ninguém o iguala na arte das proporçoes"

P. Prim

Batismo

Quer batizar seu filho(a), saiba o que é necessário.

Quem pode ser padrinho de batismo?

• Quem tem consciência da missão que está abraçando
  • Quem quer ser luz e fermento em toda a vida da criança ou do adulto a ser batizado
  • Os Solteiros maiores de 16 anos, católicos
  • Os Casados na Igreja Católica (basta trazer a certidão de casamento no religioso);
    (mais informações na secretaria paróquia - ver expediente).
  • Queremos lembrar que ser padrinho ou madrinha não é um premio, mas sim um compromisso para toda vida.

Conforme o Direito Canônico Explica

Ao batizando (aquele que vai ser batizado), enquanto possível, seja dado um padrinho, a quem cabe acompanhar o batizando adulto na iniciação cristã e, junto com os pais, apresentar ao batismo o batizando criança. Cabe também a ele ajudar que o batizado leve uma vida de acordo com o batismo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes.

Admite-se apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha.

Para que alguém seja admitido para assumir o encargo de padrinho, é necessário que:
  1. Seja designado pelo batizando, por seus pais ou por quem lhes faz as vezes, ou, na falta deles, pelo próprio pároco ou ministro, e tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo;
  2. Tenha completado dezesseis anos de idade, a não ser que outra idade tenha sido determinada pelo Bispo diocesano, ou pareça ao pároco ou ministro que se deva admitir uma exceção por justa causa;
  3. Seja católico, confirmado (Crismado), já tenha recebido o santíssimo sacramento da Eucaristia e leve uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir;
  4. Não tenha sido atingido por nenhuma pena canônica legitimamente irrogada ou declarada;
  5. Não seja pai ou mãe do batizando.

Quando marcar o batizado

Somente depois que TODA a documentação estiver em ordem, comparecer na Secretaria da sua Paróquia para marcar.

Quais os requisitos para pedir o batismo?

• Ter fé no Sacramento do Batismo
  • Querer viver esta fé em Jesus Cristo, na comunidade e com os outros
  • Que seja fundada a esperança de que a pessoa batizada será educada na fé católica pelos pais, padrinhos e comunidade
  • Crianças Maiores de 7 anos deverão fazer primeiro a Catequese. Assim, receberão o batismo antes da Primeira Comunhão
  • Pais e padrinhos deverão participar da preparação na sua Paróquia.
    (maiores informação procure a secretaria de nossa paróquia - ver expediente )
  • fazer a inscrição para o curso do batismo e outras informação

Quantos padrinhos e madrinhas de batismo uma pessoa pode ter?

Apenas um padrinho e uma madrinha ou se preferir um padrinho ou uma madrinha. Com relação aos padrinho de consagração ou padrinhos de representação, fica a critério da família. No entanto, esses últimos (consagração e representação) não é necessário aderir a preparação. Necessários sim: os pais e padrinhos.