"Palavras erradas costumam machucar para o resto da vida, já o silêncio certo pode ser a resposta de muitas perguntas."

Padre Fábio de Melo

Matrimônio

O Que é Preciso.

Apresentar os documentos com dois meses de antecedência à data do casamento
Se o(a) noivo(a) não pertencer à comunidade da Paróquia onde será celebrado o casamento,
deve apresentar os documentos pedidos à própria Comunidade Paroquial (INFORMAÇÃO SECRETARIA).

Documentos Necessários.

Para que o casamento religioso católico se realize sem nenhuma interferência, são necessários os seguintes documentos:

• Certidão de batismo atualizada, de ambos os noivos
  • Cópia da carteira de identidade dos noivos e padrinhos
  • Comprovante do curso de noivos
  • Protocolo do processo civil
  • Caso um dos noivos seja viúvo, é necessário apresentar a certidão de óbito do ex-cônjuge
  • Dispensa emitida pela autoridade competente, caso haja algum impedimento, como parentesco de terceiro grau, religiões diferentes, etc.

A paróquia oferece o curso de noivos duas vezes ao ano sendo em Março e Outubro, caso estes não sejam segundo a necessidade poderemos indicar uma outra data em paróquias vizinhas

A entrada dos documentos pode ser protocolada na paróquia onde residem o noivo ou a noiva. Para casar fora de sua igreja, é necessário que os noivos solicitem a transferência para a paróquia escolhida.

• Os noivos não batizados precisam procurar o pároco seis meses antes do casamento, para regularizar a situação, o curso de noivos também é condição obrigatória, procure então informações na secretaria paroquial.
  • Cópia autenticada da carteira de identidade de noivos e padrinhos
  • Protocolo do processo civil

Escolhendo a Igreja e Agendando a Data

Disponhamos de duas igrejas:
Igreja MATRIZ (média de 1000 pessoas) e
capela nossa senhora aparecida (250 pessoas).

Não demorem para escolher a igreja.

Algumas já têm datas reservadas para mais de um ano.
Maio, setembro e dezembro são os meses mais concorridos, por isso, se pretendem se casar nesta época, é melhor se apressarem.

O dia e o horário devem ser agendados na secretaria Da paróquia.

Indicação de horários:

17horas, 18horas e 21horas (horário normal)
18horas, 19horas e 21horas (horário de verão)

Casamento de legitimação poderá ser em horário diferente – pela manha.

O Tamanho da Igreja.

Ao escolher a igreja, verifiquem se ela comporta todos os convidados sentados

Contratando os Serviços

Algumas igrejas possuem uma lista de profissionais autorizados a prestar serviços no local. Informem-se sobre isso na secretaria da paróquia antes de reservar a data.

Fiquem atentos em relação às músicas que podem e as que não podem ser tocadas (orienta com a secretária paroquial), se há restrições em relação aos equipamentos de filmagem ou outra restrição em relação à decoração, música, fotografia, etc. Anotem tudo e passem as informações para os profissionais contratados.

Quem é o Celebrante

Se não for possível que um padre conhecido de vocês realize o casamento, a nossa igreja disponibiliza de dois padres – sem preferencia.

Ensaio da Cerimônia Religiosa

Embora não haja muita necessidade, algumas pessoas preferem marcar um dia com pais, padrinhos, daminhas e pajens para fazer um ensaio da cerimônia entre em contato com a secretaria paroquia