"Nenhuma pessoa de bom-senso pode admitir o trabalho escravo"

dom Genival Saraiva

Sexta-feira da Paixão & Encenação

Sexta-feira da Paixão & Encenação - 25-03-2016

Local: Igreja Matriz

Data: 25-03-2016

Sexta-feira da Paixão & Encenação

Sexta-feira da Paixão & Encenação

Por: Glauco Fernandes - Jornalista

Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.

Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos.

No entanto, mesmo sem a celebração da missa, tem lugar, no rito romano, uma celebração litúrgica própria deste dia. Tal celebração tem alguma semelhança com a celebração da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere essencialmente desta pelo facto de não ter Oração eucarística, a mais importante parte da missa católica.

A celebração da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidida por um presbítero ou bispo, paramentado como para a missa, de cor vermelha, a celebração segue esta estrutura.

Fotos Sexta-feira da Paixão & Encenação